27/08/2014

Ranking das torcidas: Fla segue líder, Vasco é o 5º e Flu está na frente do Bota



Do Jornal o Dia

O Ibope divulgou nesta terça-feira uma pesquisa em parceria com o jornal "Lance!" sobre o tamanho das torcidas dos clubes brasileiros. O Flamengo segue na liderança com 16,2%, o que equivale a 32,5 milhões de torcedores. O Corinthians, segundo colocado, cresceu 0,2 pontos, alcançado 13,6% e 25,9 milhões de torcedores. Nos últimos quatro anos, a diferença entre os times diminuiu de 3,8% para 2,6%.

O São Paulo aparece na terceira posição, com 6,8%, mas caiu consideravelmente, já que na última pesquisa possuía 8,7%. Mesmo assim se manteve na margem de erro em relação ao último levantamento, assim como todos os outros clubes. O Palmeiras é o quarto com 5,3%. No entanto, teve queda de 0,7 ponto percentual. O Vasco fecha os cincos primeiro colocados com 3,6% e baixa de 0,5 ponto.

O Atlético-MG foi o destaque do estudo. Cresceu 0,9%, alcançou os 3,5 pontos percentuais e saltou do nono para o sexto lugar no ranking. Dessa maneira, ultrapassou o arquirrival Cruzeiro, que manteve a sétima colocação com 3,1%.

O Grêmio foi o grande "derrotado". Caiu duas posições e está em oitavo com 3 pontos percentuais. Mesmo assim, continua na frente do Internacional, em nono, com 2,8%. Dos grandes clubes brasileiros, fecham a lista o Santos, em décimo, com 2,4%. Seguido por Fluminense com 1,8%. O Botafogo, surpreendentemente, está empatado com o Bahia em 12º, com 1,7%.