23/09/2014

Vítimas de ligações 06565 podem solicitar bloqueio


Do A Tarde

O celular toca e o número que aparece no visor tem as iniciais 06565. Assim que é atendida, a ligação é finalizada. Se você ainda não viveu esta experiência, possivelmente deve conhecer alguém que passou por ela.

Isto porque casos como este têm se tornado frequentes na telefonia móvel baiana nas últimas semanas. E o mistério em torno da origem destas ligações também aumenta. Mensagens compartilhadas pelas redes sociais e aplicativos como o Whatsapp teorizam sobre seu verdadeiro objetivo. A maioria delas trata de um novo golpe aplicado por uma quadrilha que, supostamente, clona e rouba os dados pessoais cadastrados no celular.

Entretanto, isto ainda é uma incógnita, visto que seria necessário a própria pessoa passar suas informações para os criminosos. Outra teoria, defendida pelo professor Jorge Fernandes, do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Brasília (UNB), é a de um golpe feito por um serviço de discagem.

"A pessoa contrata um serviço de discagem com minutagem e estipula um preço pelo minuto. É o mesmo funcionamento dos tele-sexos de antigamente", disse ele em entrevista ao jornal O Tempo, acrescentando que as pessoas que retornaram as ligações de seus celulares tiveram os créditos gastos rapidamente. 

Bloqueio das ligações
Por conta do código de área 65, a operadora de telefonia Telecom 65 - com sede no Rio de Janeiro e atuação em diversas cidades, entre elas Salvador - foi apontada como autora das ligações e recebeu diferentes queixas sobre o caso, principalmente de vítimas que estavam sendo importunadas durante a noite e madrugada.

De acordo com a ouvidoria da empresa, quem se sentir lesado pode entrar em contato através dos canais de atendimento e pedir o bloqueio do celular para ligações com iniciais 065. Para isso, basta ligar para o número 10365 ou enviar um e-mail para cobranca@telecom65.com.br e informar o número do seu celular.