14/12/2014

ITAJUIPE - PREFEITURA DEMITE EM 2014 E PROMETE PAGAR EM 2015





Da Redação


Ao menos 94 funcionários, dentre eles, cargos comissionados terão um natal e entrada de 2015 sem empregos, e pior, sem o devido pagamento pelo tempo trabalhado.

Isso conforme o Decreto nº 156 de 10 de dezembro de 2014 - Estabelece medidas administrativas de racionalização e o  Decreto nº 157 de 10 de dezembro de 2014 – Dispõe acerca de adoção de medidas para cumprimento do limite da despesa com pessoal. Contudo tal medida era esperada, mas apenas para os primeiros dias de 2015, e claro com a efetivação de pelo menos 50% dos salários pagos.

Mas assim não aconteceu, e por conta disso a indignação tomou conta de muitos que tem as suas contas a pagar e irão ter problemas de imediato, conforme assegurou ao Blog Ligação Direta  um funcionário que teve o seu nome na lista de despensa.

O fato é que essas demissões nem poderiam estar acontecendo caso fosse observado de forma administrativa e não apenas politica para agradar esse ou aquele grupo, mesmo sabendo que poderia passar por situações que a cidade de Itajuipe a muito tempo não ouvia - "salario de Prefeitura esta em atraso", pois sabe-se que a situação financeira do municipio apresenta problemas graves de caixa.  A gestão Publica hoje não deve ser gerida visando o subjetivo, e sim o objetivo; saber o valor de cada centavo deve ser a tônica. 

Circula ainda nos bastidores politicos que uma possivel nova lista com outros nomes deva sair, mas apenas após a eleição da nova Mesa Diretora, a qual esta marcada para a proxima quinta feira (18), especulações a parte o eleitor que futuramente venha a abraçar essa ou aquela candidatura a Prefeito não se deixe levar por promessa de emprego, eles já não existem mais, a não ser por meio de concurso publico.

Conforme a situação apresentada ainda é preciso saber se o que diz o Artigo 11º do Decreto 156 que estipula o prazo máximo de 31 de março o pagamento dos salários que ora estão ficando para traz serão pagos, e caso contrario, uma nova onda de causas trabalhistas devem ser ajuizadas.

Infelizmente os questionamentos por parte dos demitidos já estão sendo os óbvios - Como ficam as contas de mercado, lojas, água, luz, possiveis cartões de credito ? - E o presente de natal do meu filho que ele me pediu ? Que para o Executivo 2014 não seja esquecido, e sim sirva como um exemplo.