12/05/2015

Cunha critica regulação da mídia em evento sobre liberdade de expressão



As diversas formas de censura existentes no Brasil e no mundo foram debatidas nesta terça-feira, 12, durante a 10ª Conferência Legislativa Sobre Liberdade de Expressão, realizada em Brasília. Durante o evento, jornalistas, juristas, parlamentares e professores destacaram a importância de a sociedade estar atenta identificar e combater as novas estratégias usadas para cercear a liberdade de expressão. 

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que participou da abertura da conferência, voltou a criticar a proposta de regulação da mídia. “É inaceitável a censura travestida de regulação. Essa Casa jamais dará acolhida e repudiará qualquer tentativa que possa resvalar em atitude autoritária”, afirmou. 

O deputado Sandro Alex (PPS-PR), também contrário à regulação, afirmou haver outras formas de censura e intimidação. Para ele, a verba de publicidade transformou-se num instrumento para punir posições independentes de veículos de imprensa ou para beneficiar aliados. Uma prática que, na sua avaliação, pode ser classificada como improbidade. “Recursos nesta área têm de ser usados para que toda sociedade saia ganhando e não apenas para financiar, de forma dissimulada, ataques a profissionais ou a veículos.” 

Ameaças a jornalistas e decisões judiciais limitando a liberdade de veículos de comunicação foram citadas como formas de censura e igualmente merecedoras de preocupação.