26/10/2015

Frente Parlamentar do Cacau pedirá ao governo a revisão do drawback



Ascom Felix Júnior

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Lavoura Cacaueira, deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), assumiu nesta segunda-feira (26) o compromisso de pressionar o governo federal a disciplinar o regime aduaneiro do "drawback", que isenta a importação de amêndoas de cacau para uso em produtos exportados pela indústria brasileira.

O compromisso foi assumido por Félix Júnior junto aos deputados estaduais Vítor Bonfim (PDT), Pedro Tavares (PMDB), Eduardo Salles (PP) e Aderbal Caldas (PP), que integram a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia. A reunião contou também com a presença de produtores que integram o Movimento Somos Todos Cacau.

Félix Júnior disse que irá mobilizar os mais de 220 parlamentares que compõem a Frente em Brasília para pressionar o governo a adotar a "Nota Técnica sobre a Instrução Normativa" de autoria da Agência Estadual da Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). O documento aponta irregularidades e o não cumprimento de exigências sanitárias no desembarque das cargas de cacau que chegam do exterior.