12/01/2016

ITAJUIPE - CARROS PIPA NAS RUAS, AGUA DUVIDOSA



Da Redação


O periodo de estiagem no sul da Bahia esta fazendo com que as familias e ate mesmo empresas passem a comprar agua de carros pipa.

Em Itajuipe existem varios percorrendo os bairros abastecendo os moradores do precioso liquido. Os credenciados, adesivados com as logomarcas do SAAE - Serviço Autonômo de Agua e Esgoto e Defesa Civil, esses  têm a garantia de agua limpa e propria para o consumo humano. 

Contudo, há carros pipa oriundos de outras cidades vendendo agua em media R$ 50,00/mil litros, até ai tudo certo, a econômia vive de oportunidades, essa chegou nesse momento, o verdadeiro comercio da agua. Mas o que chama a atenção é estarem livres para esse comercio, e ate que se sabe não há nenhuma fiscalização por parte da Secretaria de Saude do Municipio, através da Vigilancia Sanitaria para saber a procedencia dessa água, nem tão pouco colher amostras para exames. Também esse problema carece de uma campanha educativa para ajudar quem vem utilizando dessas aguas a aprender a fazer o minimo de higenização,

Nossa Redação recebeu informações que existem casos que apenas fazendo o uso de uma dessas aguas para o  banho pessoas, incluindo crianças tiveram problemas gastrointestinais, por isso a luz amarela se acende e a atenção deve ser redobrada.