12/01/2016

Repórter da Globo descobre câncer após reportagem sobre o tema: “Tive sorte”

No Jornal Nacional de 12 de outubro, a repórter Elaine Bast alertou sobre a importância da mamografia para se detectar câncer de mama precocemente e, assim, aumentar as chances de cura e reduzir a intensidade do tratamento.  Ilustrou com uma pesquisa mostrando que 60% dos casos da doença foram identificados no início, graças ao exame.
 
No dia seguinte, Elaine recebeu o resultado da mamografia que realizara dias antes, preventivamente.

A notícia não era boa. Novos exames confirmaram que ela tinha nódulos malignos. Uma mulher ouvida por Elaine na reportagem, Monica Araújo Chiarello, foi fundamental para a jornalista: “Ela me ajudou muito, afinal já tinha passado por tudo o que eu ia passar”.
 
“Tenho 42 anos, dois filhos pequenos, amamentei, não há histórico na minha família de câncer de mama. Não esperava passar por isso. Tive muita sorte em ter descoberto logo no início. Apesar de todos os avanços da medicina nessa área, a palavra ‘câncer’ dá sempre muito medo. Mas aprendi que ela não é uma sentença de morte”, disse Elaine, que foi ex-correspondente em Nova York da Globo ao site Notícias da TV.