12/02/2016

ITAJUIPE - ZIKA VIRUS AVANÇA E NUMERO DE CASOS CRESCE






Da Redação


A cidade de Itajuipe depois da estiagem sofre agora com o numero de casos da Zika virus que vem atormentando o itajuipense.

Nos ultimos 15 dias o numero de casos aumentou assustadoramente na cidade. Embora venha sendo realizado um trabalho da equipe de Edemias da Secretaria Municipal de Saúde, os focos ainda persistem aumentando significativamente  o numero de pessoas infectadas. 

Se levarmos em consideração o numero de habitantes, algo em torno de 23 mil, podemos dizer que chegamos na fase de uma epidemia. Nossa Redação constatou na manha desta sexta feira, (12) que 14 pessoas que estavam no Hospital Montival Lucas para atendimento. Para piorar a situação, medicamentos basicos para aliviar os sintomas ja não existem mais nessa unidade de saúde, analgesicos, soros e demais medicamentos estão em falta.

Na ultima quarta feira por exemplo das 105 pessoas que chegaram para atendimento 70 delas estavam com os sintomas da Zika - febre, dores no corpo e cefaleia forte (dor de cabeça) além de nauseas. Isso não estão contabilizados atendimentos ocorridos em Postos de Saúde localizados em bairros, a exemplo do Posto de Bairro Santo Antonio, local apontado onde se concentra um dos focos do mosquito transmissor. 

A nossa Redação conversou com um dos medicos e ele para ele a situação é preocupante e nos relatou que as ações que estão sendo desenvolvidas não estão dando conta da situação, e que a melhor saída para o momento seria buscar ajuda junto a SESAB bem como aumentar o numero de agentes, alem disso formar um comitê envolvendo a sociedade civil lederes comunitarios e Poder Executivo