10/06/2016

Mesário pode alterar dados de urnas eletrônicas durante eleições, diz especialista



Do Bahia Noticias

A história de que as urnas eletrônicas são seguras e eficientes quanto à apuração dos votos durante as eleições pode não ser tão real assim. O próprio mesário pode facilmente alterar os resultados, de acordo com o especialista em falhas em urnas eletrônicas, Diego Aranha. "Durante os testes de 2016, ficou demonstrado que uma vulnerabilidade no software permite a um mesário malicioso fraudar os resultados coletados no Boletim de Urna enviado para transmissão após provocar uma contingência", explicou. Isso quer dizer que o mesário pode simular um defeito no equipamento para poder acionar o Sistema de Apuração, o que permite a digitação manual dos dados do Boletim de Urna. A fraude pode acontecer neste momento, já que o sistema não verifica com rigor se os dados digitados não foram adulterados, segundo Aranha. O Brasil utiliza urna eletrônica desde as eleições de 1996 e, segundo Anderson Ramos, idealizador do Roadsec, considerado o maior evento de hacker da América Latina, é a única nação democrática que utiliza o sistema, puramente digital. 

O especialista não sabe dizer se os problemas foram corrigidos ou se outros foram introduzidos, já que em 2014 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não realizou testes para as eleições daquele ano. Apesar disso, a expectativa é que soluções sejam adotadas, como o registro físico do voto conferível pelo eleitor, e que este voto permaneça na seção eleitoral para auditoria ou recontagem - a medida será implementada nas eleições de 2018. "Dessa forma há uma trilha de auditoria independente do software de votação que resiste à manipulação do software por agentes internos", justificou. 

Confira a materia na integra nesse link - http://www.bahianoticias.com.br/noticia/191546-mesario-pode-alterar-dados-de-urnas-eletronicas-durante-eleicoes-diz-especialista.html