08/10/2016

MARCONE AMARAL - O FUTURO NA PRÁTICA


Da Redação



E foi desmontado o cenario , apagaram as luzes e holofotes. Da politica resta as comemorações e analises de um momento singular da democracia, a eleição dos nossos representantes, ruim para uns, bom para outros. 

Ótimo para Marcone Amaral, ao deixar os gramados do Catar viu com apoio de amigos o caminho da política como mais uma atividade desafiadora para o seu Curriculum  de vida. Para isso investiu, conversou, buscou apoios de setores da sociedade e construiu um discurso capaz de convencer a maioria dos eleitores. O que foi um projeto de futuro transformou-se em realidade absoluta ao longo dos 45 dias de uma campanha curta mas que teve todos os ingredientes capazes de nutrir a paixão, tensão e alegria. 

Viu Itajuipe nascer mais uma nova liderança politica, talvez o mais jovem Prefeito eleito da história da cidade, feito alcançado com a ajuda de uma grande parte dessa fatia do eleitorado, o jovem, sobretudo estudantes. Marcone Amaral é visto no momento como a tabua de salvação para uma organização administrativa profunda a qual a cidade carece e que por anos foi feita nas bases politicas eleitorais e muito pouco técnica, e a julgar os problemas já existentes com os que virão exigirá de Marcone Amaral muita sabedoria e uma boa dose de paciência. . 

Suponho que ainda extasiado com a vitória nas urnas já passa pela sua cabeça o perfil de cada um dos colaboradores que devam fazer parte de forma direta em seu governo a partir de 2017. Para os observadores nomes que farão parte da sua equipe de transição estarão com o passaporte em mãos e a depender do seu desempenho terá o carimbo de chancela rumo as mudanças anunciadas.

 Aliás, toda e qualquer mudança traz satisfação e insatisfação, e no caso especifico de Itajuípe trará possivelmente a insatisfação no primeiro momento. Fazer cortes orçamentários, evitar o inchaço da maquina, afetará em cheio aos que estão acostumados com o fácil, sobretudo os que esperam empregos, algo tão normal em inicio de Gestão municipal. E com o anuncio do Governo Federal de que fará cortes e criará limites de gastos, fatalmente afetará os municípios brasileiros reduzindo a possibilidade de investimentos a médio prazo.

 E o que esperar ? o que se espera é que o novo  Governo com Marcone Amaral no mínimo se reverta parte do que foi tão cobrado do Governo Gilka Badaró, sobretudo para os funcionários públicos do município e comercio como um todo. Fazer a engrenagem da maquina publica funcionar a contento da população que lhe creditou o voto de confiança através  seu discurso ao longo do período da pré e de campanha oficial.

 Esperamos que de fato, as palavras se tornem em ações no sentido de termos um governo atuante, comprometido e que escute os mais diversos setores da sociedade, afinal o objetivo de uma administração nada mais é que construir. Será assim um tiro no pé a quem torcer contra, afinal Marcone Amaral será Prefeito de todos os itajuipenses.