08/02/2017

PISTA QUE LIGA ITAJUÍPE A COARACÍ - ATENÇÃO DEVE SER REDOBRADA

Buracos na pista entre Itajuípe e Coarací

 Da Redação

Inaugurada em agosto de 1977 pelo então Governador Roberto Santos, o trecho da BA 262, que liga  Itajuípe aos municipios de Coarací, Itapitanga e Almadina requer cuidados redobrados, as condições da pista estão cada vez piores.

Os buracos vão de pequenos a considerados grandes, situação que além de exigir manobras arriscadas, aumenta o tempo de viagem alem da possibilidade eminente de estragar partes do sistema de suspensão dos automóveis, ocasionando prejuízos aos motoristas. Se levarmos em consideração as chuvas que vem caindo os buracos ja existentes tendem a crescer, bem como aparecer novos em outros trechos da pista.

Esse problema já vem sendo debatido e é de conhecimento de orgãos estaduais. Contudo, o que acontece são apenas os chamados tapa-buracos, algo que nao vem resolvendo a situação, o que apenas gera um custo sem o real beneficio. Além dos buracos, falta de sinalização e quase nenhum acostamento são ingredientes mais que suficientes para afirmar que esse trecho é um dos mais perigosos das rodovias do sul da Bahia. A cerca de 2 anos uma operação comandada pelo Derba realizou um serviço, mas os resultados continuam não sendo satisfatórios. Nesse momento o que vem amenizando a situação para os motoristas, são crianças e jovens que por conta propria, e a troco de ganhar algum dinheiro de motoristas colocam barro nos buracos em alguns trechos proximo aos distritos e povoados ao longo da pista.

O fato é, tapa-buracos não estão mais resolvendo, há que se pensar no recapeamento ao longo dos seus 24 km de extensão entre Itajuípe e Coarací, dessa maneira, alias é a única de fazer valer o IPVA pago pelos contribuintes.

Antes do fechamento dessa matéria, tentamos contato com o Derba, mas não obtivemos retorno.