13/03/2017

ANTIGA QUADRA MUNICIPAL - HÁ UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL



Da Redação


Construída em meados da década de 70, pelo então Prefeito Delio Santana, a lendária Quadra Municipal,  foi palco de grandes eventos esportivos, shows musicais, e local onde se realizava  bailes nos áureos tempos quando Itajuípe realizava suas micaretas.

Hoje o espaço transformou-se em quase ruinas. Digo quase, porque ainda existem traços do seu espaço fisico que ainda guarda grandes lembranças daquilo que ja foi a principal praça esportiva de Itajuípe, onde esse Blogueiro ja desfrutou do local, seja nos tradicionais babas ou jogando Handball pelo Colégio Diógenes Vinhaes.


O fato, é que na Administração Marcos Dantas, começou uma reforma, que nada mudou e transformou o espaço no mais completo abandono, sem uma definição do que realmente se queria. E diante de tudo isso, o local ficou fechado por anos, subtraindo o direito do  jovem de praticar esporte. Infelizmente, em Itajuípe há uma tradição em abandonar espaços importantes, alguns até historicos, e que deveriam ter uma grande serventia para a população, senão vejamos - Predio da Escola de Comercio - antigo Clube Bahia, Cinema, o Casarão da Praça, e nem mesmo onde estava instalado o Memórial Adonias Filho (Predio do BANEB), local preparado para guardar o acervo do seu filho Ilustre ficou a salvo dessa que parece ser uma cultura, destruir parte da própria cultura.

Também o Governo anterior, nada fez, ao longo de 4 anos apenas criticou, mas não esboçou esforços para mudar o quadro deixado. Foi esquecido o velho ditado, - Critique, mas faça, e se possivel melhor.

Por último há informações, que o Prefeito Marcone Amaral (PSD), trabalha na busca de recursos para a revitalização e requalificação da antiga quadra. Ora, já não era sem tempo, há que se dá uma resposta a história, ao jovem, ao desportista e a todos os  itajuípenses, já que os administradores passam, as mazelas e beneficios ficam. E não adianta reclamar, nem tão pouco fazer politica, afinal a denominação Prefeito começa a sair de cena, dando lugar para o Gestor Publico, talvez mais apropriado.

Contudo, possivelmente, uma parceria publico-privada deveria ser tentada com a Penalty, no sentido de chamar a empresa para uma responsabilidade social, e  a partir de um bom projeto os dois lados entrariam para a reconstrução da antiga quadra e juntas desenvolveriam um grande Projeto Esportivo voltado às crianças de Itajuípe. Seria uma útopia ? acredito que não, ate porque ainda não foi tentado tal iniciativa. Levando em consideração que o proprio Gestor Marcone Amaral, tem uma ligação intima com o esporte, foi atleta profissional de alto nivel, sabe perfeitamente como trabalhar o esporte, e os beneficios que vão alem da saúde, que é a sociabilização do individuo.