27/12/2017

Após três anos de retração, vendas no Natal crescem 4,7% no Brasil


Após três anos consecutivos de retração, as vendas a prazo na semana anterior ao natal cresceram em 4,7%. 

De acordo com a Agência Brasil, os dados trazem a comparação com o mesmo período de 2016 e foram divulgados nesta terça-feira (26) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). “O acesso ao crédito mais difícil e os juros elevados ainda limitam o poder de compras dos brasileiros, mas, com a economia dando sinais de retomada, os consumidores foram às compras de forma menos tímida que nos últimos anos e também nas outras datas comemorativas de 2017”, disse o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro. 

Neste ano, o gasto médio do brasileiro com o total de presentes de Natal foi de R$ 461 e a expectativa era que R$ 51 bilhões fossem movimentados na economia. Mesmo que o resultado pareça animador, Pellizzaro ressaltou que o crescimento de 2017 está longe do de anos antes da crise econômica. O levantamento das vendas é realizado por meio de consultas ao banco do SPC Brasil entre os dias 18 e 24 de dezembro.