23/09/2018

LAGOA DE ITAJUIPE - AGUAS QUE APODRECEM


Da Redação

É fato que o mundo clama pela ecologia, governos de diversos países investem bilhões por ano, bem como em outros de venham a ter uma relevância nesse tema, e o Brasil esta inserido nesse contexto de investimentos externos.

Num contra-ponto a isso, vemos uma não atenção a esse chamamento em nosso País, isso em diversas formas, sejam em investimentos, sejam em educação ambiental mais planejada ou com Leis que verdadeiramente funcionem nessa questão.

Em nossa região ecologicamente falando, é lastimável a situação, com desmatamentos criminosos e a pouca atenção aos nossos rios, em especial o nosso Rio Almada.

Nessa linha, os nossos lagos, que encantam quem aqui chega, um dos mais belos cartões postais do sul da Bahia aos poucos vem se tornando um verdadeiro esgoto a céu aberto. O que já não era tão bom, agora esta ficando pior a cada dia com a quantidade de residenciais construídas no seu perímetro jogando os dejetos em suas águas poluindo as suas nascentes e consequentemente prevalecendo um total abandono, descaso e uma falta de cultura ecológica fora do comum, sem ao menos ter um aval de Orgãos competentes na elaboração e acompanhamento das construções. 

Quem circula ao redor já pode sentir um odor forte de esgoto, principalmente na area do chamado "boca de Lobo", próximo as oficinas, local que da a vazão para o Rio Almada, que por tabela recebe essas águas e piora ainda mais a sua sobrevivência.

Infelizmente, esse o retrato fiel que mostra a falta de interesse que o brasileiro tem sobre o tema, com destaque para as Autoridades e Orgãos ligados a preservação do meio ambiente. Triste, mas real, em plena a era da tecnologia.