09/08/2014

NESTE DOMINGO TEM O FENÔMENO DA SUPER LUA



Do Uol

Se a Lua é mesmo capaz de inspirar os apaixonados, neste domingo prepare-se para paixonite aguda. Teremos o que os astrônomos (ótimos de ciência, péssimos de marketing) chamam de “Lua cheia no perigeu”. Ou, muito mais popularmente, uma “superlua”.

O fenômeno é resultado do fato de que a Lua muda de tamanho no céu constantemente ao longo dos dias. Isso acontece porque sua órbita não é perfeitamente circular, mas sim ovalada — uma elipse. Nessa trajetória que ela leva cerca de 28 dias para completar, em certos momentos o satélite natural fica mais perto da Terra, noutros mais distante. O momento de máxima aproximação é chamado de “perigeu”, e o de maior distanciamento é o “apogeu”. 

No caso deste domingo, temos a seguinte coincidência: a Lua atinge o perigeu, ficando a “apenas” 356.896 km da Terra, às 14h44. Poucos minutos depois, às 15h11, ela se alinha perfeitamente na direção oposta ao Sol, atingindo a fase cheia.

Resultado: quando ela despontar no horizonte, exatamente oposta a onde o Sol se põe (procure por ela no leste depois do poente), estará não só cheia e resplandecente, mas tão grande quanto ela pode aparecer no céu, exatamente 14% maior (e 30% mais brilhante) do a mesmíssima Lua cheia, só que ocorrendo no apogeu (cerca de 50 mil km mais distante).