03/09/2023

NA REINAUGURAÇÃO DO CENTRO DE CULTURA ADONIAS FILHO, ITAJUÍPE FOI PROTAGONISTA


Neste sábado, 02 de setembro, as atenções da cultura sulbaiana se viraram para Itabuna com a reabertura do Centro de Cultura Adonias Filho.

Criado em 1986, o espaço se tornou o ponto de encontro e movimentos culturais para toda a região sul. No entanto, a cerca de 9 anos ele estava inativo. E neste sábado com a presença do Governador Jeronimo Rodrigues e diversas autoridades politicas, da sociedade civil e grupos ligados a arte e cultura, foi reaberto oficialmente.

Contudo, coube a Itajuípe fazer as honras da casa, pois Adonias Filho sendo um itajuipense, nada mais justo que seu acervo que é cuidado pela sua terra natal, estivesse o representando.

Isso mostra mais uma dentre tantas, que a cidade de Itajuípe é uma grande protagonista da cultura baiana. E, diante disso, cabe aos gestores um olhar clinico, com atitudes cirúrgicas agir para desenvolver esse lado cultural, que vai muito além de festas populares e esportes, não por acaso, nos ultimos 12 anos, 5 documentários ja foram feitos na cidade, além de um longa metragem - A Coleção invisível, dirigido por Bernard Attal.

Resta saber apenas o que falta para acpntecer. Mais demonstrações objetivas e concretas impossível.