05/08/2015

Faltam remédios para doença crônica pulmonar há cinco meses na Bahia



Do Toda Bahia

Portadores da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) estão há cerca de cinco meses sem receber medicamentos nos postos de distribuição gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Bahia. Por conta disso, a Associação Bahiana dos Portadores de DPOC informa que entrará com ação coletiva contra o estado.

Segundo especialistas, por dia, quase três pessoas morrem por conta da doença – em torno de mil óbitos por ano na Bahia. Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que “por não ser de notificação obrigatória, não temos dados exatos de óbitos por conta da doença”.

De acordo com o médico pneumologista Guilhardo Fontes Ribeiro, há cerca de 320 mil pessoas diagnosticadas com a patologia. Deste total, duas mil estão cadastradas para receber os remédios, como brometo de tiotrópio, formoterol, fluticasona, salmeterol, budesonida, entre outros que estão em falta.

A assessoria de comunicação da Sesab informou que todos os medicamentos utilizados no tratamento estão em processo de compra, “exceto o tiotrópio, cuja licitação foi realizada no primeiro semestre do ano, mas nenhum laboratório se interessou em fornecer”. A secretaria frisou que fará uma “nova licitação agora em agosto para esta medicação”. A Sesab não comentou sobre a ação coletiva.