01/08/2015

Produção de cacau é ampliada no Oeste da Bahia



Do Toda Bahia


O Oeste da Bahia, conhecido pela produção de café e soja, além de ter a maior produtividade de milho do mundo, começa a ter força na produção de cacau irrigado. Ampliada, a produção agora está presente em Luis Eduardo Magalhães, Barreiras, Riachão das Neves, Bom Jesus da Lapa, dentre outros municípios.

O agricultor Antonio Veloso, de 65 anos, que já teve propriedades em Camacam e Pau Brasil, no Sul da Bahia, valeu-se de sua experiência de cacauicultor e iniciou a plantação de cacau irrigado, numa área de 4 hectares, no seu lote de 7,5 hectares. Trabalhando de sol a sol, ele colhe hoje os frutos de sua visão. “O cacau irrigado já é realidade aqui. Mais quatro proprietários de lotes já estão plantando mais de 20 hectares, e também minha filha está preparando 7,5 hectares para o plantio. Não tenho dúvidas de que o cacau será o novo boom do Oeste. Mas precisamos de assistência técnica e de linhas de financiamentos que nos permitam novos investimentos”.

Uma das importantes características do cacau irrigado do Oeste é que está livre da vassoura-de-bruxa, por causa do clima. Especialista em cacau, Henrique Almeida afirma não ter dúvida do sucesso do cacau no Oeste, e coloca o Instituto Biofábrica de Cacau à disposição para fornecer mudas de qualidade. O IBC é a única instituição na Bahia licenciada pelo Ministério da Agricultura (Mapa), para produzir e fornecer mudas de cacau. Para Júlio Buzato, presidente da Associação de Irrigantes e Agricultores da Bahia (Aiba), a cultura de cacau na região é promissora, embora ele a considere em fase de teste.