25/12/2015

Câmara lança estudo sobre os problemas da cacauicultura brasileira






Do Toda Bahia


Alto grau de endividamento dos produtores, importação de cacau pelo modelo drawback, concorrência com países exportadores que fazem uso de trabalho escravo e infantil e ausência de políticas governamentais de apoio à produção.

Estes são alguns dos principais aspectos analisados pelo estudo “Os problemas conjunturais da cacauicultura nacional”, de Eduardo Maia da Silveira, que acaba de ser lançado pela Câmara dos Deputados.

A publicação foi solicitada pelo coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Lavoura Cacaueira, da CEPLAC e do Cacau Cabruca, deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT/BA), juntamente com os deputados Josias Gomes (PT/BA, licenciado) e Márcio Marinho (PRB/BA).

“Além de analisar os principais entraves para a recuperação da cacauicultura no Brasil, este estudo mostra os trabalhos desenvolvidos pela nossa Frente Parlamentar. Existem no Congresso Nacional pelo menos 14 projetos de lei que defendem os interesses dos cacauicultores brasileiros como a renegociação das dívidas e a revisão do drawback”, afirmou Félix Júnior. Para acessar o estudo, clique aqui.