16/07/2016

POLITICA DE ITAJUIPE - A DURA ESCOLHA DO VICE PREFEITO


Da Redação

Com sensiveis mudanças nas Leis, hoje a escolha de um vice prefeito se tornou tão importante quanto a escolha do proprio candidato a Prefeito. Pesquisas mostram, que para os candidatos o item principal é a confiabilidade no escolhido, haja visto que muitos ao longo da administração trabalham para a derrubada do titular.

Evidente que há as exceções. Existem ainda os que são afinados politica e pessoalmente com os candidatos ao executivo, tornam-se uma especie de unha e carne. Dentro desse contexto, visando as eleições desse ano, a politica de Itajuípe, em especial os grupos politicos locais, vivem dilemas iguais onde se procura encontrar essa peça que se encaixe perfeito entre o candidato a prefeito e o gosto do eleitor.

Ja há nos bastidores da politica itajuipense intensas conversas, tentativas de acordos, mas nada de se chegar a um denominador para escolha desse importante "cabo eleitoral", sim isso mesmo, pois sendo bem avaliado pelo eleitor, tende a somar em votos para a chapa. A jogada final, com o seu resultado será não ferir a quem se ver já nessa posição, dormir quase vice, e acordar como mero colaborador de campanha.

Dentre os candidatos de Itajuipe surgem informações de todos os lados, e dentro das possibilidades há nomes de pessoas que são politicos, e nomes de quem nunca ingressou na politica para ser candidato a vice prefeito. Entretanto vale ressaltar que os nomes a seguir fazem partir do  campo de especulações.

Conforme conversamos ao longo da semana com pessoas próximas aos candidatos alguns dos nomes circulam, senão vejamos - Marcone Amaral (PSD), vem surgindo ao longo do processo nomes que até então não se cogitava na politica, nem tão pouco a vice prefeito, porém para a sua chapa ja foi citado nomes de Itamar do Posto, Vanbaster, Noélia Marques, Leo da capoeira e o também Vereador Edmilson Borges. Ja para Sí Dantas (DEM), nomes como o Pastor José  Reis, Luiz Pedro Jr. e Jorge Hage também ja foram citados, porém nenhum efetivamente confirmado. E agora entra em campo Antonio Jorge Rodrigues Neto, (Jorjão), esse talvez não tenha tanta dor de cabeça na escolha, isso porque no momento não pontua a ponto de incomodar nem Marcone Amaral ou Si Dantas.

O fato é que esses dois últimos tem nesse momento sobre eles uma pressão muito forte, entre o que pessoalmente querem e o que o grupo deles desejam. Por hora, então, é esperar o que essa caixinha de surpresa chamada politica, se abra e nos revele tais nomes ate o dia das convenções de partidarias.