31/03/2017

ITAJUIPE - PROTESTO INTERDITA PONTE DA CIDADE



Da Redação

A semana fechou com protesto de funcionarios da Triffil residentes em Itajuipe, quando interditaram a ponte que liga as cidades de Itajuipe e Coarací, para chamar a atenção do Executivo Municipal para um possivel acordo, alegando o descumprimento por parte do Prefeito Marcone Amaral, no sentido de disponibilizar condução diária  desses funcionários para aquela Unidade textil na cidade de Itabuna. O protesto durou cerca de 2 horas, o bastante para criar filas de carros nos dois sentidos. Também foram queimados pneus bem como gritaram palavras de ordem.

ENTENDA O CASO

Ja a algum tempo, o poder publico vem disponibilizando onibus para esses funcionários. Esse beneficio foi iniciado no Governo Marcos Dantas, se prolongou pelo Governo Gilka Badaró. Entretanto, sempre foi alertado que juridicamente que a cessão dessa condução seria ilegal, mas mesmo assim, os Governos faziam tal concessão usando dinheiro publico para fins particulares, ficando dessa maneira expostos a penalidades oriundas do TCM - Tribunal de Contas dos Municipios. 

Porém, ja no inicio do Governo Marcone Amaral, foi publicado um Decreto, suspendendo essa ajuda, levando em consideração, entre outras coisas, a Ilegalidade do ato, da forma como vinha acontecendo.

No sentido de tentar resolver essa questão, posteriormente ao Decreto, foi realizado uma reunião com um grupo de representantes de funcionários da Triffil que residem em Itajuípe, juntamente com Vereadores e o Prefeito Marcone Amaral. Na ocasião, foi decido que a ajuda continuaria, mas com a formação de uma Associação, para que de forma legal, pudesse repassar os recursos necessarios para continuar a ajuda do Poder Publico a esses funcionários.

A nossa Redação conversou com o Prefeito Marcone Amaral no final da tarde desta sexta feira, tão logo cessou o protesto, e confirmou a disposição de ajudar, porem, de forma legal, conforme exige o TCM. Ainda na ocasião ressaltou que, entende as necessidades dos trabalhadores, mas que da forma que se fazia, não dava a real transparência do uso do dinheiro publico, e que espera a contra-partida dos funcionários, quando na reunião realizada, se comprometeram se organizar em Associação para continua obtendo o beneficio.

A nossa Redação teve acesso com exclusividade a Ata de Reunião realizada e assinada pelos presentes na ocasião conforme foto abaixo: