06/11/2019

ALERTA - CASOS DE CAXUMBA APARECEM EM ITAJUIPE E URUÇÚCA



Da Redação

Causada pelo paramyxovirus da classe rubulavirus, um tipo de vírus que acomete caracteristicamente as glândulas parótidas, que são as maiores das três glândulas salivares, a caxumba, também conhecida como papeira, ja ronda a nossa região.

O Blog Ligação Direta teve conhecimento que em Uruçuca ja foram diagnosticados cerca de 5 pessoas com a doença nos últimos dias. Aqui em Itajuípe ja há uma suspeita de uma criança moradora do Bairro Coração de Jesus que vem apresentando os sintomas. Também na região de  Banco Central há outra criança apresentando sintomas e rosto inchado, caracteristicas evidente da doença.

Levando em consideração que os casos estão surgindo em pontos isolados, sugere que se não houver uma atenção por parte das autoridades de saude dos municipios, poderemos ter um periodo com a presença dela, denominado um surto.

Nossa Redação entrou em contato com o Secretario de Saúde de Itajuípe, Renato Júnior onde informou que fara uma reunião para avaliar a situação.

Vale lembrar que  a infecção ocorre através do contato direto com uma pessoa infectada ou quando gotículas são expelidas no ar, pela tosse ou pelo espirro. A doença é mais contagiosa uma semana antes e uma semana após o aparecimento dos sintomas, e tanto crianças como adultos indistintamente podem adquirir a infecção.