O WhatsApp está instalado em 99% dos dispositivos brasileiros. A grande popularidade do mensageiro aliada a uma baixa preocupação com a segurança de dados pessoais têm se tornado oportunidade para ações criminosas que clonam a conta pessoal dos usuários.
O novo golpe ocorre de uma maneira bem simples: o usuário recebe uma mensagem contendo um código de seis dígitos. A mensagem promete ingressos para shows ou vantagens exclusivas. No caso dos restaurantes, o golpe oferece descontos e até mesmo refeições gratuitas. Os golpistas utilizam o nome de lugares famosos, como o restaurante Maní, de São Paulo.
Caso o código seja compartilhado, é possível invadir o WhatsApp da vítima e conversar com os todos os seus contatos normalmente. A prática é usada para capturar informações sensíveis e pedir dinheiro em nome da vítima para os contatos cadastrados no aplicativo.
Uma boa forma de evitar o golpe é utilizar a verificação em duas etapas do Whatsapp, sempre desconfiar de mensagens com promoções exuberantes e nunca repassar códigos por mensagem.
Na dúvida, procure o estabelecimento citado nas mensagens diretamente ou pelas redes sociais para saber da existência ou não de promoções.