29/05/2020

ITAJUÍPE SERÁ CONTEMPLADO EM QUASE DOIS MILHÕES DE REAIS- APLICAÇÃO DEVE SER CIRÚRGICA

Imagem Ilustrativa


O corona virus esta sendo devastador, isso é ponto pacifico. Destruindo vidas, planos, economias dos países e colocando um ponto de incerteza dentro contexto mundial.

Contudo, vale lembrar que agora os governos passam a ter mais atenção a saúde publica, lugar sombrio, onde se convive com o incerto, precariedade e corrupção. Trata-se a saúde publica, em especial no Brasil como um comercio de portas abertas. Os melhores atendimentos e tratamentos a quem pode pagar, seja particular ou planos de saúde, deixando quase que a margem o cidadão comum.

Nesses ultimos 60 dias o Governo Federal esta liberando bilhõess de reais para os Estados e municipios, entes da Federação que o STF outorgou a gerencia de ações contra o corona virus. Não por acaso, o Presidente Jair Bolsonaro sancionou Projeto de ajuda que visa destinar recursos no valor de 60 bilhões de reais. Esses repasses serão divididos em 4 parcelas. Além disso, os estados e municípios serão beneficiados com suspensão e renegociação de dívidas, o que amplia o auxílio a um total de R$ 125 bilhões.

Com isso, esses entes da Federação terão um suspiro financeiro oxigenado, que bem aplicados impulsionará projetos e ações principalmente na area da saúde.

Especificamente Itajuípe, tem previsto a chegada R$ 1.849.220,23. Um valor considerável do ponto de vista investimento. Se bem aplicado, o Prefeito Marcone Amaral terá uma oportunidade de deixar um grande legado na area da saúde em Itajuípe, criando situações que dará um conforto ao municipe, pondo o sistema de saúde do municipio como uma referencia na região. Livrando o itajuipense da espera por exames de imagem, por exemplo, adquirindo um aparelho de ultra sonografia, desfibrilador (para pacientes cardiacos que necessitem   primeiros socorros), quem sabe ate de ressonância magnética,  junto com o HML e os postos de saúde do municipio, criar um sistema de saude proprio, desvencilhando-se em parte de Itabuna, que esta a muito tempo comprometido, ficando  essa cidade apenas para procedimentos de alta complexidade. 

O mais interessante, essa é uma oportunidade que não se precisou fazer acordos politicos, nem tão pouco sair batendo nas portas de Secretarias do Governo do Estado. Mais um motivo para uma aplicação visando o futuro e a melhoria da qualidade de vida dos itajuipenses, que notadamente penam na fila de espera do SUS.

Porém, não se sabe o que pensa, nem o que se quer. Cabe também aos Vereadores criar indicações, ser sensiveis ao problema e levar ao Prefeito essa possibilidade.

Parafraseando um ditado popular, - "O cavalo Branco e celado, só passa uma vez". E a população de Itajuípe teria muito interesse em agarrar.