14.8.20

ITAJUÍPE AVANÇA PARA A QUARTA FASE DE FLEXIBILIZAÇÃO

 

Da Redação

Com a estabilização de casos por infecção da Covid-19, a cidade de Itajuípe avança para a sua quarta fase de flexibilização. Foram contemplados bares, lanchonetes, e restaurantes.

Em reunião realizada na tarde desta sexta feira, 14, no salão do Colégio Diógenes Vinhaes, com a presença da Chefe da Vigilância Sanitária Renata Benevides e dos Secretarios de Saude Renato Junior e Vinicius Guimaraes do Desenvolvimento Economico, foram repassadas informações animadores sobre a infecção em Itajuípe.

A principio a barreira sanitária foi desativada. O argumento é que ela já cumpriu o objetivo, quando nos meses iniciais conseguiu detectar casos suspeitos, e hoje, com o avanço da doença em todas as cidades a infecção passou a ser comunitária. Outro fator, foi o numero de infectados que estabilizou e houve um decrecimo significativo nos casos em Itajuípe, que hoje esta em torno de 90 casos, bem como  o numero de leitos disponiveis na Bahia que esta em cerca de 45%, numero bastante considerável, se comparado com 50 dias anteriores.

Portanto, esse quadro favorável da alicerce para avanços na atividade economica do municipio, que ja vem atuando bem lentamente desde o inicio da pandemia.

Para essa quarta fase - Bares, restaurantes e lanchonetes, poderão atender a clientes dentro dos estabelecimentos, desde que siga rigorosamente as determinações da Vigilancia Sanitária - O protocolo apresentado aos proprietarios dos estabelecimentos presentes, os quais assinaram o Termo de Compromisso fica permitido - MESAS COM APENAS 3 CADEIRAS e com distanciamento de 2 metros entre elas e sempre observando para evitar aglomerações - Os copos deverão ser obrigatoriamente descartaveis - pratos e talheres DEVERÃO SER ACONDICIONADOS e sacos plasticos depois de higienizados ou guardados em locais fechados- Orientar funcionários a não deixar consumidores compartilhar objetos - esta PROIBIDO sonorização fora e dentro do ambiente, nem tão pouco fechar ruas para a colocação de mesas - Os funcionários deverão esta  usando mascaras e material disponivel para a sua proteção - Higienização de banheiros a cada 2 horas. Essas são apenas algumas das exigencias do Protocolo dessa quarta fase. A Integra será disponibilizada via email e whatsapp para os proprietários dos estabelecimentos.

Também, com a desativação da barreira sanitaria, o numero de fiscais aumentará, com isso a fiscalização será reforçada com o incremento de 11 servidores que passarão a exercer esse papel.

A Chefe da Vigilancia Sanitária pontou que, - " É importante que todos sigam as recomendações, mesmo porque, essa flexbilização será monitorada, e havendo um aumento de infectados nos proximos dias, esse setor poderá retornar a fase 3, e não é esse  o objetivo da Vigilancia "

Vale lembrar que esse Blog em materia publicada no dia 11 de agosto alertou para desvios e desobediência ao Decreto Municipal por parte de alguns bares, e não por acaso e em tempo, essas novas orientações vem para dar um rumo ao setor.

A proxima reunião será na segunda feira, 17, desta vez com a Associação Comercial para debater avanços para outros setores - Lojas de moveis, vestuarios, utensilios, informatica e demais empresas consideradas não essenciais.