25.2.21

ITAJUIPE - 13 NOVOS CASOS DE INFECÇÃO POR COVID 19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

 

Da Redação

Os números são do Boletim Epidemiológico fornecidos diariamente pela Secretaria Municipal de Sáude. E conforme esses dados, mostra uma situação preocupante.

No dia 23 de fevereiro, o boletim marcava 89 infectados pela Covid 19. Já no boletim divulgado nesta quarta, já dava conta de 102 casos, um aumento de 13  novos casos na ultimas 24 horas. Passa a ser muito preocupante, levando em consideração o numero de habitantes da cidade. Além disso, números próximos a 2020, quando do inicio da pandemia.

Entretanto, não há informações se esses novos infectados tem algum com origem da chamada "nova cepa", mutações sofridas pelo virus, conforme estamos vendo ser divulgados pela autoridades de saúde. O fato é que se ja existem medidas adotadas pelo Governo do Estado, outras já devem ser pensadas no âmbito do municipio. A situação apresentada chama para essa observação. Diante disso, repensar sobre pontos de aglomerações - Bares e mercados, locais que notadamente são os mais comuns em Itajuipe se faz necessário reorganizar o funcionamento desses estabelecimentos. 

Fora isso, campanhas de conscientização para que o itajuipense volte a se comprometer com a causa, já que o período politico e festas de final de ano, passou a sensação de que tudo esta normal, que a pandemia passou. Isso é visto e sentido nas ruas, com pessoas ja sem o uso de mascaras - algumas lojas que não oferecem mais álcool na entada de clientes, grandes filas em mercados e evidente nos bares, com mesas próximas, pessoas sem mascaras aglomerando. Que nos perdoe proprietários desses estabelecimentos, mas bares, nesse momento, é o local menos indicado para se ficar, por conta de aglomeração; levando em conta também que ninguém bebe ou comi usando mascara, alem do que, a própria bebida causa uma sensação de relaxamento, e o momento é de extrema atenção e cuidado.

Infelizmente travamos uma luta contra um inimigo invisível e de consequências imprevisíveis, e nesse momento nos proteger e proteger entes queridos dentro do seio familiar, sobretudo os mais idosos, passa a ser uma das atitudes mais nobres.