Da Redação/Foto colaboração site pimenta.blog
Cacau, mais uma vez vem ao debate, dessa vez pelo menos não ficou restrito a palanques, e sim nas mãos de quem, caso de fato tenha interesse, possa começar a resolver.
Não por acaso, o Prefeito de Uruçuca Moacir Leite foi o protagonista da região. Deu um baile nas lideranças politicas e de Instituições regionais e levou em mãos o problema, que ate então apenas chegava ao planalto central ao som de megafone. O Pac do Cacau em 2008 foi um deles. Prometidos 2 bilhões para a região, e nenhum centavo foi colocados: situação constrangedora e deprimente para o produtor que acreditou.
Infelizmente, a politica partidária se confunde com a politica do cacau. E sempre foi perniciosa, tão quanto a vassoura de bruxa, o mela e tantas outras doenças que atingiram a região no que diz respeito a lavoura cacaueira.
Na ultima sexta feira, a exemplo, tivemos uma audiência publica em Itabuna, exatamente sobre o tema, e lá faltou algumas dessas lideranças, principalmente prefeitos os quais deveriam estar lá, dando a sua contribuição e reforçando os laços para uma região forte.
As sucessivas crises contaminou a mente de muitos com a tese de que " o cacau acabou". Ledo engano. Com todos os problemas e obstaculos, foi na que Bahia produziu 70% do cacau no Brasil em 2021, gerando dividendos para produtores e prefeituras via ICMS, conforme dados do IBGE. Dada à sua importância, deveria estar sempre na pauta de prefeitos e Instituições ligadas aos municípios, no caso a AMURC, UPB e ate mesmo da CNM - Confederação Nacional dos Municipios.
A monaliase do cacaueiro, é um fungo muito pior que a vassoura de bruxa. Atinge o fruto em todas as fases. E ele ja esta no Brasil, poderá ser questão de tempo chegar por aqui. E essa praga chegando nos cacauais, mais um desastre; veremos prefeitos se reunindo para ir a Brasilia pedir dinheiro, quando deveriam estar nesse momento unidos e acima de qualquer cor e ideologia partidária, se antecipando aos problemas, para que caso aconteça, o impacto seja menor. Pior que isso: É possível que haja prefeitos que não sabem o que isso e nem da sua existência ja em solo brasileiro
De modo que essa noticia de hoje, tenha de fato pês e mãos para poder dar celeridade as boas perspectivas para a nossa região, pois lembrem-se - você pode nao ser produtor de um pé de cacau, mas sempre colherá os seus dividendos no seu dia a dia.