16/05/2022

ITAJUÍPE - QUEBRA-MOLA CONJUGADO COM FAIXA DE PEDESTRES PASSA A SER ESSENCIAL

 


Da Redação

O processo de asfaltamento na cidade de Itajuípe revelou algumas situações que, na medida em que as coisas vão acontecendo, necessita de ajustes.

Evidentemente, que o beneficio de ruas asfaltadas chega a ser sinônimo de cidade desenvolvida. Há muito tempo se falava em asfaltamento, a priori nas ruas centrais. Isso também requer atenção para sua conservação e agilidade na restauração de locais que ora venham à ser danificados por vários motivos.

Entretanto, há que se observar um fator primordial: Segurança dos pedestres nessas áreas em que foram asfaltadas, sobretudo pontos de mais aglomerações e passagem de pessoas.

E um local especifico passa a ser observado. Apenas relembrando -  o asfalto na cidade de Itajuípe, foi colocado ainda no auge da pandemia. Nesse tempo o fluxo de pessoas estava baixo em diversos desses locais; hoje a situação mudou. Mais pessoas e veículos circulando a possibilidade de colisão e atropelamentos aumentaram. E é sobre isso que falamos. Segurança para pedestres e motoristas. 

Semana passada por exemplo, próximo ao posto de combustível, por pouco não houve um atropelamento de um estudante por um veiculo que vinha chegando possivelmente de Coarací e indo em direção ao centro da cidade. Percebeu-se na ocasião que a velocidade estava acima do normal, e exatamente quando alunos saem do colégio para casa. 

E para contornar esse problema, uma das sugestões apresentadas no momento foi a colocação de quebra-molas conjugado com faixa de pedestres, bem aos moldes dos ja existentes em Itabuna na região da rodoviária. Em conversa com Agentes da Sestran de Itabuna, eles asseguraram que a colocação do quebra-molas naquela região diminuiu em mais de 70% a possibilidade de acidentes, sobretudo de atropelos, algo que muito acontecia.

Então fica aí a sugestão para as Autoridades do municipio, Vereadores, Secretaria de Obras ou mesmo a Retran entre com essa questão, no sentido de dar mais segurança a todos, e evitarmos de forma preventiva prejuízos para ambos os lados.