17/12/2023

RIO ALMADA, CRISE HIDRICA E VOCÊ

 



O nordeste brasileiro, via de regra, há décadas é o cenário perfeito para o uso politico da água. Estima-se que os valores pagos a carros-pipa ao longo desse tempo daria para construir centenas de poços, açudes e tantas outras alternativas para amenizar o sofrimento de quem precisa.

Nos últimos anos, aqui no sul da Bahia, estamos presenciando fato semelhante. Algo que nem o mais pessimista imaginaria: Floretas sendo dizimadas,  nascentes de rios a conta gotas, e junto, um silencio, braços cruzados, leis e punições adormecendo e políticos, parece esperando o pior acontecer para entrarem em ações pontuais.

Levando em consideração o nosso bravo Rio Almada, que vem sumindo a cada dia, trata-se do mais puro descaso. Credita-se à ele, apenas as chuvas para levar água para às cidades que ele "atende" 

E os políticos o que vem fazendo para para não deixar essa fonte de água morrer ? . Essa é a pergunta que não cala. Discursos vazios e narrativas de momento não resolvem o problema. Nesse momento de crise hídrica provocada pela estiagem é momento de mais questionamentos do que apontar dedo para todos os lados como se eximindo de um problema ao qual, deveria ter sido pensado bem antes.

Todos os políticos, Ong's, ambientalistas, Prefeitos e Vereadores dessas cidades a qual são banhados ou se servem das aguas do Rio Almada tem sua parcela de culpa. É inacreditável ver sua fonte de água acabando e não tomar nenhuma providencia. Função que também é do cidadão, mas  com alcance maior de quem esta dentro da esfera do "poder". Isso é a essência da falta de pensamento coletivo, aliado à arrogância politica.

E nesse momento, vale apontar, mas esquecem que há mais três dedos apontando de volta. 

Ao invés de gastarem energias no vazio com o leite já derramado, muito melhor é apontar e buscar soluções para uma população que ainda de forma inocente se deixam levar por promessas. 2024 é logo ali, pensem nisso.