Da Ascom CMI
Na tentativa de solucionar a questão da manutenção do transporte escolar e universitário para o ano de 2014 a Câmara realizou, nesta última tquarta-feira (05), uma reunião com a Associação dos Estudantes de Itajuípe e com o poder Executivo, coordenada pelo Presidente da Casa, Edil Eduardo Portela, além dos Edis Leandro Junquilho (proponente da reunião), Ivan Júnior, Edmilson Borges, Gean Silva, João Magalhães e Orlandy Almeida.
A reunião foi concentrada em torno da manutenção dos ônibus escolares e a possível cobrança de uma taxa aos estudantes para que o serviço de transporte às faculdades e escolas da região seja mantido. Representando a Associação estiveram presentes os estudantes Laís Freitas, Hiago Silva, Aline Vieira, Clarissa Melo e Igor Góes, que propuseram uma redução do valor sugerido em uma reunião anterior. Para os estudantes "uma proposta viável neste momento é a contribuição para o combustível e que não afete tanto a realidade dos estudantes", disseram.
De acordo com a Secretária de Educação, Virlene Barros, "não é permitido realocar recursos para a manutenção dos ônibus, pois não recebemos receitas para o Ensino Médio e Superior, mas que é de interesse da Secretaria de Educação que a questão seja resolvida e que o município não se nega a ajudar", disse. Para o Vice-prefeito e Secretário de Administração, Antônio Jorge Rodrigues Neto, "a intenção é partilhar os custos, em uma parceria que ajude a Prefeitura e os estudantes e equacionar os custos para solucionar a questão", conclui.
De acordo com a Associação, um ônibus foi disponibilizado para os estudantes que já voltaram às aulas. Após a discussão das propostas, um valor de contribuição de R$20,00 foi definido para resolver, por hora, a questão da manutenção do transporte escolar.