14.5.14

ITAJUIPE - COMERCIANTE RECLAMA, VENDAS ESTÃO ABAIXO DAS EXPECTATIVAS





Da Redação

O comercio de Itajuipe esta sentindo o que se chama em economia de retração. Hoje notadamente apenas o setor alimentício (mercados) vem mantendo um certo padrão de vendas, isso porque disponibiliza produtos necessários, alimento. 

A constatação dessa queda se deu no último final de semana, quando a data do Dia das Mães, depois do Natal e Ano Novo é uma das principais no calendário do comercio e as vendas ficaram muito a quem de anos anteriores, um decréscimo entre 10 a 20% a depender do ramo de atividade.

Um dos setores que mais sentiram foi o de roupas, calçados, artigos para presentes e eletrodomésticos , conforme alguns comerciantes relatou ao Blog Ligação Direta foi o pior dos últimos 8 anos para o comercio local. Os fatores que geraram essa queda esta associada a uma crise instalada no País, e também atrasos nos pagamentos de alguns setores da Administração Publica (Prefeitura), sobretudo contratados e fornecedores além do que hoje não existe uma data especifica para os demais servidores, já que notadamente os recursos oriundos de pagamento aos funcionários da Prefeitura contribui com cerca de 60% do dinheiro que circula na cidade. E essa falta de circulação de dinheiro acarreta inadimplência e freio em investimentos do empresario, atacando de uma só vez toda a cadeia produtiva, fugindo do conceito de que   Comercio forte, sinônimo de cidade desenvolvida. 

Para completar o cenário os Bancos dão uma mãozinha nos finais de semana quando deixam os caixas eletrônicos sem dinheiro gerando um fator de complicação a mais para o comercio de Itajuípe. O fato é, que diante dessa situação até mesmo vereadores da base do Executivo estão questionando o porque dessa inconstância, e já que a Seleção de Futebol deve ter um grande incentivo, também o comercio de Itajuípe, que gera durante o ano - EMPREGOS diretos e indiretos bem como  IMPOSTOS pode e deve ter no minimo o mesmo incentivo.