Desde o começo de 2025, os planetas Vênus, Saturno, Júpiter, Marte, Urano e Netuno estão alinhados no céu, com alguns sendo visíveis a olho nu. Esse fenômeno raro é conhecido como alinhamento planetário.
De acordo com a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, Urano e Netuno são os únicos planetas do grupo que não podem ser observados sem telescópio, já que são menos luminosos, enquanto os outros são visíveis ao entardecer, no caminho do Sol.
Entre os dias 18 e 21 de janeiro, Saturno e Vênus estarão mais próximos visualmente, o que torna esse período ideal para a observação, conforme destaca Josina. Ela também informou que, no dia 28 de janeiro, todos os planetas estarão alinhados no céu, mas a visibilidade será limitada, especialmente para Saturno e Mercúrio.
Esse alinhamento é um evento raro, que ocorre devido ao movimento dos planetas em suas órbitas. Em 2025, o Brasil também será palco de outros fenômenos astronômicos notáveis, como o eclipse total da Lua, previsto para a noite de 13 para 14 de março, e que será visível em todo o território brasileiro, conforme a previsão de Josina Nascimento.