4.12.11

Eu e Socrates

Esse blogueiro teve a oportunidade de ficar horas conversando com Socrates. Era carnaval em Ilhéus, o famoso e hoje saudoso Ilheus Folia no ano de 1999, ele, Socrates estava na cidade, em especial no circuito da Avenida Soares Lopes como Garoto Propaganda de uma marca de Cerveja. Ele na sua simplicidade estava sozinho no camarote da cervejaria quando me aproximei e perguntei se poderia entrevista-lo, ja que eu estava ali para a transmissão do evento pela então 96 fm - hoje Tudo Fm. Pois bem, ele nao me concedeu entrevista, mas puxou uma cadeira e parecendo que ja nos conheciamos a anos passou a relatar a beleza da cidade, da alegria do carnaval. Daí pude observar o quanto era uma pessoa simples, sem o famoso estrelismo natural de quem tem projeção nas grandes midias. Infelizmente não tenho registro em fotos desse momento, ja que nao tinhamos ate então celulares nem tão pouco cameras digitais, mas digo que foi um dos maiores momentos em minha profissão, estar alí conversando com um dos idolos do futebol mundial, diante do criador da Democracia Corinthiana, um atleta que cravou o seu nome na Seleção Brasileira. Dentre diversos assuntos que conversamos um o deixou calado por alguns segundos, Brasil e Italia Copa do Mundo na Espanha, jogo em que ele marcou um gol, mas perdemos por 3x2 no Estadio Sarriá, uma das melhores seleções brasileira que ja participou de uma Copa estava fora e uma geração com Zico, Socrates, Falcão, Junior, Leandro não tinham conseguido passar pela força da Italia liderada por Paulo Rossi, Bruno Conti, Gentile e outros. Me lembro que sobre esse jogo ele falou com uma ponta de angustia e decepção, mas resumiu com uma frase - " Sempre me diziam que o futebol era injusto, mas acreditava que o melhor sempre ganhava, mas depois de ver a nossa seleção dando uma aula de futebol sendo derrotada, fui obrigado a concordar com essa injustiça".