08/04/2016

Mendes diz que Andrade Gutierrez expõe lavagem de dinheiro na Justiça Eleitoral







Em entrevista ao portal do UOL sobre a delação dos executivos da empreiteira Andrade Gutierrez, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, mostra preocupação com o fato, classificado por ele como inédito e que, segundo o próprio, tem sido chamado de “lavagem de dinheiro na Justiça Eleitoral”.

“Nessa proporção é algo inédito. Claro que não foi inaugurado agora, mas nessa sistematicidade é um caso inédito. É negociado, de forma clara: dinheiro será dado, nesse percentual, a título de doação legal, mas na verdade é algo previamente combinado. Isso é realmente grave, vai causar certamente embaraço para a Justiça Eleitoral. Muitos têm falado de uma lavagem de dinheiro na Justiça Eleitoral”, afirma o ministro, que também ressalta a importância de uma discussão sobre reforma política.

“É um outro tipo de configuração, é uma situação muito séria. Isso obriga a discutir a reforma não só do sistema de financiamento eleitoral, mas do sistema político como um todo.”
Apesar de frisar a gravidade do conteúdo da delação da Andrade Gutierrez, o ministro adota uma posição crítica em relação aos vazamentos de delações e grampos telefônicos na Operação Lava Jato. Para ele, há abusos e falta eficácia à legislação para conter as informações sigilosas.