13/01/2022

ITAJUIPE - ARBOVIROSE COMEÇA A APARECER NA CIDADE - CUIDADOS DEVEM SER TOMADOS

 



Da Redação

O itajuipense nesse inicio de ano precisa ficar atento a doenças virais e bacterianas. O saldo depois das chuvas foi reforçado nessa questão.

Além da covid-19, que notadamente já faz parte desse cenário, outras doenças  começam a se apresentar num cenário que, a depender da atenção ou não da população pode interferir na saúde de todos. 

Dentre elas são - viroses gripais - situação que vem lotando postos de saúde da família e o HML, esse ultimo vem recebendo um grande numero de pessoas para atendimento.

Por último a chamada arbovisose - Dengue, zika virus e chikungunya, tres infecções provocadas pelo aedes aegypti, que no final de 2015 e inicio de 2016 levaram a centenas de pessoas aos ambulatórios, bem como provocando mortes.

Nossa Redaçao conversou na manhã desta quinta feira, (13) com a enfermeira, Marcia Veronica e com a Secretaria de Saúde do município de Itajuípe, Lucimara Hage, que alertaram sobre o problema, que mesmo com o trabalho da equipe de endemias, ressaltou a importância do trabalho educativo, e atenção a partir dos proprietários de residências e locais de risco para que elimine a possibilidade de criação de focos do mosquito, haja visto que ja há incidências da arbovirose circulando na cidade. Diante disso atenção precisa redobrada, sobretudo no que diz respeito a chikungunya, a qual deixa  quem se infectar por um longo período  sequelas principalmente dores nas articulações.

Há ainda nesse cardápio de infecções a leptospirose: infecção causada pelo contato com urina de rato ou outro animal que esteja infectado com essa (bacteria Leptospira)  - essa infecção é vista com mais frequência logo após períodos de enchentes, conforme foi vivido na cidade.

De acordo informações das profissionais, há casos suspeitos na cidade, que tem como sintomas febre e dor na panturrilha, primeiros sinais característicos da infecção. Elas orientam ainda que caso sintam esses sintomas, procurem imediatamente atendimento medico.