19/10/2023

FISCALIZAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS - O BONDE DA HISTÓRIA SE PERDE

 



Da Redação

A politica para 2024 dá a largada em Itajuípe

É sabido por todos que  no próximo ano todas  as cidades brasileira estarão de volta às urnas para eleger prefeitos e vereadores. Entretanto, já começa movimentos diversos para as acomodações criando ambientes e discursos para os palanques.

Nessa linha a cidade de Itajuípe começa também a ecoar  nos mais variados tons e propostas para a corrida eleitoral vindoura. De certo, há que haver questionamentos pertinentes a administração publica. É de momento o telhado de vidro principal; esta no poder então é o ônus à se pagar.

Contudo, deve-se fazer diversas cobranças ao longo de toda uma gestão, não importando quem esteja no cargo maior, o de prefeito. Ora, nunca se deixou de receber repasses constitucionais via FPM, algumas vezes mais, outras menos, mas sempre veio, sobretudo para irrigar correntes e agentes públicos, algo que e praxe de toda gestão na busca da chamada governabilidade.

Aí me reporto a um passado não muito distante. Repasses do Governo Federal para o periodo da pandemia. Naquele momento, nenhum prefeito reclamou. Foi um momento de fartura. Comprava-se sem licitação; cofre aberto e sem limite de gastos . Pois bem, ali seria o melhor momento para acompanhar via fiscalização os gastos. Em 2020 por exemplo não houve festas – MICAPEDRO, SELEÇÃO EM INTERMUNICIPAL, INTERBAIRROS. Festas e eventos que consomem investimentos com valores altos – A pergunta que fica é – senão houve tudo isso o que se fez com a arrecadação entre 2020 e 2021 ? Não vi o Legislativo e nem tão pouco o judiciário se manifestarem. Alguém errou ou estavam completamente certos e convictos que cada centavo estava sendo investido no seu devido fim ?

Evidentemente não podemos ser contra a fiscalização do Poder Legislativo, muito pelo contrario, isso sempre deveria existir. A pergunta que fica também, por que só agora despertou esse sentimento municipalista ? Em janeiro de 2022 chegou aos cofres públicos quase 1 milhão de reais, conforme esse link https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-179-de-20-de-janeiro-de-2022-375500175. Trata-se da  Portaria 179 de 20 de janeiro de 2022 onde foi colocado para ajuda dos desabrigados das chuvas do final de 2021, exatos R$ 996.779,37,   esse recurso não foi anunciado oficialmente. Nós do Blog Ligação Direta conforme link anunciamos à época https://noticiasligacaodireta.blogspot.com/2022/01/itajuipe-ministerio-do-desenvolvimento.html.

Iremos assim concordar com todo esse movimento de fiscalização, mas nos reserve o direito de ir de encontro da frase – “ Antes tarde do que nunca”, onde completo  - Foram tarde demais.